Uma definição

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." (Orson Welles)

segunda-feira, 7 de março de 2016

Spotlight: verdades reveladas


A questão aqui não é discutir se o filme foi merecedor de um Oscar na categoria Melhor Filme. A questão é pôr em evidência um tema polêmico, delicado e sobre o qual muitos preferem não falar. O assunto tratado no filme não é novidade, embora a abordagem sobre um tema recorrente em outros filmes seja nova. Pedofilia na Igreja Católica e tudo aquilo que decorre do crime (traumas, famílias perplexas, indignação, impunidade etc) ainda são jogados para debaixo do tapete e, embora façam justiça a algumas vítimas, é indiscutível que o fato é muito maior que aqueles identificados e punidos (ou supostamente punidos). É sobre essas questões que o diretor Tom McCarthy se debruça em Spotlight de maneira corajosa, sensata e comovente.
Um grupo de jornalistas vão identificando, um após o outro, casos de abuso sexual praticado por padres contra crianças na cidade de Boston. Todos esses casos, vale salientar, eram de conhecimento do bispo local que não aplicou nenhuma pena severa aos religiosos que foram apenas removidos para outras paróquias. A coleta de depoimentos dados por aqueles que foram violados aumenta ainda mais a dramaticidade da narrativa cinematográfica que tem seu desfecho com a publicação em jornal impresso de todos os casos de pedofilia e conivência da alta cúpula da igreja.
O filme lembra mais um documentário, cujas cenas são intercaladas por jornalistas desesperados em conseguir provas documentais que estão sob sigilo porque assim a igreja determinou. De um lado, a imprensa ávida por um furo jornalístico, mas que não se restringe a isso, posto que alguns jornalistas sentem a dor dos violados, seus dramas, sua bagagem emocional obscurecida. Do outro lado, a negligência de uma igreja que, para se manter de pé e inabalável, recorre a mais vil atitude que é estar de acordo com a violação e silenciar tudo e todos que, porventura, viessem abalar os pilares da sua verdade, tradição e código moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário