Uma definição

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." (Orson Welles)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ninfomaníaca 1 e 2: prazer e vício

Lars Von Trier apresenta um filme que divaga pela psiquiatria, filosofia, religiosidade, mitologia, astrologia etc. Ninfomaníaca não é um filme sobre uma suposta doença ou vício, mas uma profunda reflexão sobre a tentativa de entender por meio de vários canais de conhecimento uma determinada condição de vivenciar o sexo ou um comportamento específico na relação com o corpo e o desejo. O filme começa quando Seligman encontra Joe caída numa rua. Ela sangra e seu sangue mistura-se à solidão que a cerca naquela rua que acabara de presenciar a violência contra uma mulher que decidiu viver seu desejo, embora desmedido, descontrolado e construído no discurso das ciências como doença.
Seligman, um homem de idade avançada, leva-a para casa e em seguida dá-se início a narração que vai da descoberta do desejo quando criança, experiências sexuais na adolescência com diferentes parceiros e as muitas aventuras sexuais com um homem no Ninfomaníaca 1 e grupos no Ninfomaníaca 2. À medida que escuta suas histórias, Seligman traduz aquele desejo e aquelas experiências a partir de símbolos sagrados, figuras oriundas de diversos campos do saber e, assim, vai desconstruindo aos poucos a autoavaliação que Joe faz de si mesma quando afirma ser uma pessoa má.
Em Ninfomaníaca 2, os relatos encaminham-se em direções que pendulam entre o esforço em ter uma família, cuidar de um filho e o desejo de fazer sexo que a tortura a cada segundo do dia. Apesar da insaciedade sexual, Joe foi capaz de amar um dos parceiros que aparece na sua longa lista de homens devorados por seu desejo insaciável.
O maior sofrimento de Joe não é a vivência desse desejo, mas a sua ausência. A partir daí, Joe submete-se a várias sessões de um tratamento agressivo e doloroso a fim de recuperar o prazer sexual, ou seja, o orgasmo. A história continua e Joe escolhe a realização de um desejo ao filho e marido. Daí em diante, envolve-se num trabalho que a conduz ao encontro da própria desgraça: a rua, um corpo caído e o sangue viciado de uma ninfomaníaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário